Setembro 2021
Terça, 14 de Setembro de 2021

Setembro 2021

Profissional Destaque do Mês: Paulo Brito

Confira o perfil do nosso homenageado!

Nome completo: Paulo Antônio de Brito Beckenkamp.

Profissão: Radialista desde os 15 anos de idade.

Data e local de nascimento: 11 de dezembro de 1960, em Santa Cruz do Sul.

Veículo em que atua: Rádio Jovem Pan.

Tempo de profissão: 45 anos.

O que o levou a escolher sua profissão: O amor pelo rádio, pelo esporte e pela televisão.

Primeiro emprego na área: Eu era jogador de futebol, e quando parei de jogar, ainda nas categorias de base, o responsável pela Rádio Santa Cruz, que achava que eu falava bem nas entrevistas, me convidou para fazer um teste na emissora e já comecei no domingo seguinte, como repórter de campo em um jogo da segunda divisão, Avenida x Grêmio Bagé, do qual lembro da escalação até hoje!

Maiores desafios da profissão: Estar bem informado e atualizado sempre.

Maior conquista profissional: Ter feito a minha primeira transmissão da Rede Globo para todo o Brasil, na década de 90, pelo Esporte Espetacular. Nessa primeira transmissão em rede nacional senti um frio na barriga, mas uma das coisas que tenho de muito positivo é que antes fico bem ansioso, mas depois que abro o microfone se vai o nervosismo!

Inspirações profissionais: Sempre tive como inspiração dois grandes nomes da Rede Globo: Fernando Vanucci, como apresentador - diferenciado, com bordões e simpático na frente da câmera - e Galvão Bueno, como Narrador - inigualável, conhece todos os esportes, sabe comandar qualquer transmissão e transforma qualquer evento em um grande evento.

Maior experiência profissional: Outra grande experiência que tive na minha carreira foi a de ser chamado pela Globo para ser um de seus narradores em duas olimpíadas. Sempre que faltava algum dos narradores oficiais, Galvão Bueno, Cleber Machado ou Luis Roberto, outro profissional era convocado, e tive o prazer de desfrutar dessa oportunidade duas vezes.

Aprendizado que leva para a vida: Ter aprendido e me manter isento em opiniões e preferências quanto ao esporte, até hoje, depois de tanto tempo de microfone e de TV.

Maior paixão da vida: Minha família, obviamente, minhas netas, meus filhos... Quanto a time de futebol do coração, minha paixão é o Avenida, o time em que joguei em Santa Cruz e onde passei grande parte da minha infância dentro do estádio. E também minha profissão!

Melhor qualidade: Fazer churrasco! Mas como profissional, acho que fiquei marcado como narrador. Também atuei como apresentador e gostei muito, mas acredito que sou bastante lembrado pelas narrações.

Lembranças favoritas de infância: Sempre a bola. Passava o dia jogando futebol. E também brincava no banho, quando pequeno, fazendo a abertura da jornada esportiva da Rádio Guaíba, que continua a mesma até hoje: "Esta característica identifica a equipe de esportes da Rádio Guaíba de Porto Alegre no comando da grande Rede Guaíba nos esportes". Então, reuniu tudo isso: a bola, o futebol e o microfone!

Hobby: Praticar esportes. Podendo, jogo todos os dias alguma coisa. Também faço muito exercício físico e ando de bicicleta.

Como você se autodefine: Sou um cara simples e humilde. Eu sou o mesmo desde guri e até hoje não mudei absolutamente nada. Acho que a humildade faz parte da profissão, do sucesso e de manter sempre sua carreira, porque se perder a humildade, já era. O mundo é redondo!

Um conselho para as novas gerações: Esteja bem informado em tudo o que fizer. Quem trabalha na comunicação precisa estar sempre por dentro de tudo. Mantenha a humildade e aprenda sempre mais. Sempre que puder, faça algum curso e leia bastante. Esse é o conselho que passo para quem está começando.

O Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul
homenageia profissionais que se destacam na radiodifusão do estado.

Fonte: SindiRádio