STF lança painel de combate a informações falsas
Quarta, 12 de Junho de 2019

STF lança painel de combate a informações falsas

Painel reúne representantes da imprensa, associações de juízes e tribunais superiores com o objetivo de combater a proliferação de informações falsas na internet e em redes sociais

Por Rosanne D'Agostino e Mariana Oliveira, G1 — Brasília
11/06/2019 14h29

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu nesta terça-feira (11) o combate a informações falsas, especialmente em relação ao Poder Judiciário.

A afirmação foi feita no lançamento do 'Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a FakeNews', na sede do STF, em Brasília.

"As notícias falsas são especialmente graves quando praticadas contra o Poder Judiciário, que lida diariamente com questões sensíveis de diversas áreas", disse Dias Toffoli.

"Distorcer o teor de suas decisões e de suas práticas pode afetar a vida de muitas pessoas, além de colocar em risco a credibilidade de uma instituição essencial à paz social, à justiça e à estabilidade democrática", complementou.

Painel
O painel reúne representantes da imprensa, associações da magistratura e tribunais superiores com o objetivo de combater a proliferação de informações falsas e conteúdos inverídicos disseminados na internet e em redes sociais.

Segundo o CNJ, os membros participantes contribuirão dentro de suas áreas de atuação e com as ferramentas que já dispõem no combate às notícias falsas. E o CNJ e tribunais superiores auxiliarão em relação à identificação e ao envio de material suspeito para checagem.

O conteúdo checado será incluído no portal do CNJ à disposição dos cidadãos. Parceiros e entidades decidirão qual material desejarão publicar ou não em seus sites ou redes sociais.

Segundo Toffoli, informações falsas trazem um universo de ódio. "Tudo isso polui o debate democrático", afirmou o presidente do STF.

"As notícias fraudulentas e a desinformação são alvo de grande preocupação no Brasil e no mundo", disse Toffoli. "A novidade deste século é que o avanço tecnológico, a expansão da internet e das redes sociais ampliaram exponencialmente a propagação desse tipo de conteúdo."