SINAL ANALÓGICO EM RIBEIRÃO PRETO E FRANCA SERÁ DESLIGADO NESTA QUARTA-FEIRA (21)
Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

Com a TV digital, o telespectador tem melhor qualidade de imagem e som

Um grupo de 45 municípios das regiões de Ribeirão Preto e de Franca, no interior de São Paulo, terá o sinal analógico de TV totalmente desligado a partir da meia-noite desta quarta-feira (21). A transição para o sistema digital de televisão deverá beneficiar 2,1 milhões de habitantes que vivem nas duas áreas.
O switch off do sinal analógico nas duas regiões ocorre de forma gradativa, por determinação do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil. Pesquisas realizadas na véspera da data prevista para o desligamento total, dia 31 de janeiro, mostraram que o agrupamento de cidades ainda não tinha atingido o mínimo de 90% dos domicílios preparados para receber o sinal de TV digital, como previsto na Portaria nº 378/2016.
Ceará
Durante reunião nesta segunda-feira (19), o Gired decidiu adiar para o dia 28 de agosto o desligamento nas regiões de Juazeiro do Norte e de Sobral, no Ceará. Os agrupamentos, que contam com nove municípios, não atingiram o percentual necessário para autorizar o desligamento. É o segundo adiamento nessas cidades.
As ações de conscientização dos moradores para mudança do sinal e distribuição de conversores digitais continuam na região. Os aparelhos permitem que famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal possam receber o sinal digital em televisores de tubo.
No levantamento mais recente, a entrega de kits em Sobral chegou a 85% da população alvo, enquanto em Juazeiro do Norte o número chegou a 86%. Os cidadãos beneficiários que ainda não retiraram os conversores devem ligar para o telefone 147 ou entrar no site www.sejadigital.com.br e agendar a retirada dos aparelhos.

Ceará

Fonte: MCTIC