Relatório aponta crescimento da confiança da indústria da publicidade em relação ao rádio nos Estados Unidos
Quinta, 21 de Março de 2024

Segundo resultado da pesquisa, 54% planeiam manter os seus orçamentos anteriores no rádio, um aumento de 3% ano após ano

O Relatório de Perspectivas de Publicidade de 2024 da Mediaocean apontou um aumento da confiança da indústria da publicidade no meio rádio em um período de crescimento robusto, marcado por maiores investimentos estratégicos em marcas nos Estados Unidos. No estudo, houve também a percepção que os anunciantes estão com mais confiança no apoio aos orçamentos no rádio AM/FM, especialmente em comparação com a TV.

A pesquisa contou com mais de mil profissionais de marketing e descobriu um aumento previsto nas despesas com publicidade. Embora os níveis mais elevados de crescimento venham das redes sociais, o rádio e o áudio registram menos profissionais de marketing a planearem reduzir os gastos com publicidade neste meio do que em 2023.

No período de 2023 a 2024, a expectativa de crescimento diminuiu ligeiramente, de 25% para 24%, mas 54% planeiam manter os seus orçamentos anteriores no rádio AM/FM, um aumento de 3% ano após ano. Dos profissionais de marketing pesquisados, apenas 22% planejam diminuir a publicidade em áudio – uma queda de 2% desde 2023.

O ressurgimento da publicidade de marca é outra tendência significativa para 2024, à medida que as empresas priorizam o valor da marca a longo prazo em detrimento das conversões imediatas. Depois de um foco intenso na geração criativa e em grandes modelos de linguagem, a abordagem da indústria à IA está a orientar-se para as suas capacidades de análise de dados e otimização de processos.

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Com informações do Radio Ink

Fonte: Tudo Rádio