Ministério das Comunicações divulga extratos de termos aditivos para migração AM-FM para cinco estados
Quarta, 26 de Junho de 2024

Ao todo, mais sete emissoras foram autorizadas a darem início às operações em FM

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou a divulgação dos extratos dos termos aditivos referentes à migração de rádios AM para a faixa FM. Segundo o levantamento, foram sete emissoras em sete estados que foram beneficiados. O estado de São Paulo teve três cidades beneficiadas. Aracaju (SE) foi a única capital que foi beneficiada nesse lote.

Em São Paulo, várias emissoras completaram suas migrações. Em São José dos Campos (SP), a tradicional Rádio Clube, que operava na frequência 1120 AM, agora teve autorização para operar em 80.5 FM na classe A3, ampliando seu público e melhorando a qualidade sonora. Em São José do Rio Preto (SP), a Rádio Novo Tempo AM 1290 vai operar em 83.3 FM classe A4. Já em Jundiaí (SP), a Rádio Cidade migrou da frequência 730 AM para 81.7 FM, classe A1, consolidando-se como uma importante emissora na nova faixa.

No Rio de Janeiro, a Rádio Jornal AM 1340 de Rio Bonito deu um importante passo ao migrar para 90.7 FM, classe A4. O estado de Sergipe também acompanha essa tendência. Em Aracaju, a Rádio Aperipê, que transmite na frequência 630 AM, agora vai operar em 101.1 FM, classe A1.

Santa Catarina, a Rádio São Francisco AM 870 de São Francisco do Sul teve autorização para FM 98.5, classe A4. Em Goiás, a Rede Brasil Norte de Comunicação LTDA iniciou suas operações diretamente na frequência 88.5 FM, classe C, em Posse (GO). Apesar de nunca ter operado em AM, a emissora já se estabelece na nova faixa, acompanhando a modernização do setor.

Confira abaixo a lista completa:

-São Paulo

São José dos Campos
Rádio Clube AM 1120 para FMe 80.5 - Classe A3

São José do Rio Preto
Rádio Novo Tempo AM 1290 para FMe 83.3 - Classe A4

Jundiaí
Rádio Cidade AM 730 para FMe 81.7 - Classe A1

-Rio de Janeiro

Rio Bonito
Rádio Jornal AM 1340 para FM 90.7 - Classe A4

-Sergipe