LIBERDADE DE IMPRENSA NA ARGENTINA EST? DETERIORADA, DIZ COMISS?O
Segunda, 23 de Abril de 2012

LIBERDADE DE IMPRENSA NA ARGENTINA EST? DETERIORADA, DIZ COMISS?O

Liberdade de Imprensa

Após visita à Argentina no mês de março, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) apontou em seu recente relatório a "deterioração da liberdade de imprensa e especialmente de expressão" no país.

Segundo o comunicado, medidas do governo tentam legitimar por lei a violência contra jornalistas e a censura a meios de comunicação da Argentina. "[Ações do governo] usam o poder estatal para deslegitimar a crítica e abusam da publicidade oficial para premiar uns e castigar outros. Leis permitem criminalizar o jornalismo e protestos sociais", afirma.

O jornalista peruano do jornal La República Gustavo Mohme, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, declarou que o governo limita também a liberdade individual. "O suposto esforço para fortalecimento da democracia se revela uma limitação não só à liberdade de imprensa, mas à liberdade de todos os argentinos", disse.

No mesmo registro, a SIP aponta diversas limitações à liberdade de imprensa também na Venezuela, no Equador e em Cuba, informou o site EmRondonia.com.

Fonte: Portal Imprensa