LEVANTAMENTO: MARÇO COMEÇA COM CERCA DE 350 MIGRANTES DA FAIXA AM JÁ ATIVAS EM FM
Segunda, 05 de Março de 2018

Número é relacionado ao levantamento diário realizado pela equipe de suporte técnico do tudoradio.com

O mês de março começa com 347 migrantes AM-FM ativas na faixa FM, segundo o levantamento realizado pelo Guia de Rádios / Dials AM-FM do tudoradio.com. Diariamente a equipe do portal realiza pesquisas para levantar quais AMs já operam em FM e como ficou organizado o dial dos locais que abrigaram essas novas estações entre 88.1 FM e 107.9 FM. O trabalho é realizado em conjunto com a redação do portal e com colaboradores do site, sendo de São Paulo e da Paraíba as últimas migrantes catalogadas até o fechamento deste texto.

O processo ficou acelerado no Paraná, estado que passou a contar com 46 migrantes da faixa AM ativas no dial FM, seguido por São Paulo, que tem 44 migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials tudoradio.com. A última inclusão em território paulista aconteceu na região de Penápolis, com o início das transmissões da Rádio Difusora FM 88.3, estação classe B2 de operação. Já no Paraná a última migrante AM-FM com cobertura cadastrada no sistema foi a Rádio Colmeia FM 98.7 de Maringá (concessão de Mandaguaçu).

A migrante AM-FM mais recente do levantamento está na Paraíba. A Rádio Cultura FM 94.5 de Guarabira, estação que chama atenção pelo seu porte técnico após a migração para a faixa FM: é de classe A3 de operação e está localizada próxima das populosas regiões de João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

A migrante AM-FM mais recente que opera numa capital de estado a ser cadastrada pelo tudoradio.com foi a CBN FM 97.5 de Teresina (PI), que passou a contar com mais uma FM em seu espectro. A rede jornalística já contou com evento oficial para a sua inauguração, estação que também já opera com sistema de RDS. Antes disso, Florianópolis passou a acompanhar a Rádio Jornal A Verdade FM 107.3, vinda da faixa AM e originada em São José (SC).

O Espírito Santo também teve um papel importante na atualização dos últimos números relacionados ao levantamento feito pelo tudoradio.com sobre a migração AM-FM, ainda em fevereiro. As antigas emissoras da Rede SIM AM passaram a operar em FM, iniciando uma expectativa para a chegada da Transamérica nas praças de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e também na Grande Vitória. O interior do estado também passou a contar com a Rádio Diocesana FM 95.7, migrante em Cachoeiro de Itapemirim.

Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Sul também contribuíram para as últimas atualizações. Após Paraná e São Paulo, o estado mineiro é o que tem o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo portal: 39 estações.

No final de janeiro o tudoradio.com publicou uma matéria que indicava 325 migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema do portal.

Fonte: TUDO RÁDIO