DESLIGAMENTO DA TV ANALÓGICA AVANÇA PARA MAIS 45 CIDADES DO INTERIOR PAULISTA E LIBERA DIAL ESTENDIDO DO FM
Terça, 27 de Fevereiro de 2018

Ribeirão Preto - Franca, Ribeirão Preto e mais 43 cidades já contam só com sinal digital

Os moradores de Franca, Ribeirão Preto e mais 43 cidades do interior de São Paulo já contam exclusivamente com o sinal digital de televisão. Com o fim do sinal analógico nessas regiões, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas com um sinal de TV mais nítido e sem ruídos. O desligamento da TV analógica faz parte também do processo de migração AM-FM, já que em diversas cidades, as emissoras ocuparão o chamado dial estendido.
Além do processo no interior de São Paulo, na próxima quarta-feira (28), será a vez de Florianópolis (SC) e mais quatro cidades catarinenses contarem também com o novo sinal. As cidades de Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, com previsão inicial de desligamento para fevereiro, tiveram o cronograma adiado pelo Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) para o dia 28 de agosto, já que o índice de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV aberta ainda está muito baixo. De acordo com portaria do governo, o índice mínimo exigido para o fim das transmissões analógicas é de 90%.
"O importante é que a população se prepare para não perder sua programação preferida. Queremos que todos continuem tendo em suas casas as informações, serviços e entretenimento gratuitos que apenas a TV aberta oferece", afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
O sinal digital chegará no mês de março aos moradores de Porto Alegre e mais 107 cidades do Rio Grande do Sul, São Luís e outros 10 municípios do Maranhão, além de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, ambos em São Paulo. Em maio, mais de 80 cidades irão contar com o novo sinal de TV.
Entre elas as capitais Aracajú (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI). O Gired irá se reunir no final do mês de março para apresentar a pesquisa de aferição do sinal digital nessas regiões.
Com informações da ABERT

Com informações da Abert