Secretarias do Ministério das Comunicações contam com mudanças em seus comandos
Terça, 10 de Janeiro de 2023

Secretarias do Ministério das Comunicações contam com mudanças em seus comandos

Sonia Faustino Mendes assume a Secretaria-Executiva da pasta, enquanto Maximiliano Martinhão deve comandar a Secretaria de Telecomunicações

O novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, promoveu algumas mudanças nas secretarias da pasta. Entre elas, está o novo comando da Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom), além da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica, como será chamada agora a antiga Secretaria de Radiodifusão. As nomeações foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (5). Já Juscelino Filho tomou posse como novo ministro das Comunicações na segunda-feira (2).

Sonia Faustino Mendes segue para a Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom). Servidora de carreira do Ministério do Planejamento, Sonia Mendes é formada em analista de Planejamento e Orçamento e pós-graduada em Gestão Previdenciária e em Gestão Pública. Desde 2019, atuava no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde foi diretora e secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano.

A antiga Secretaria de Radiodifusão (Serad) do MCom agora passa a se chamar Secretaria de Comunicação Social Eletrônica. O nome mais cotado para o comando da secretaria é o de Wilson Wellish. Servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wellish atuou como secretário de Radiodifusão do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em 2020.

Já Maximiliano Martinhão, que foi secretário de Radiodifusão no governo Bolsonaro, deve comandar a Secretaria de Telecomunicações (Setel) do MCom, cargo que ocupou no governo Dilma Rousseff.

Ministério das Comunicações terá nova estrutura

A partir do dia 24 de janeiro, o Ministério das Comunicações (MCom) terá uma nova estrutura. As alterações estão no Decreto nº 11.335 publicado no domingo (1º). A Secretaria de Comunicação Social Eletrônica terá três departamentos: de Inovação, Regulamentação e Fiscalização; de Redes Privadas; e um departamento de Redes Públicas, Comunitárias e Estatais de Radiodifusão.

Os departamentos de Política Setorial, de Investimento em Infraestrutura e Inovação e de Inclusão Digital compõem a Secretaria de Telecomunicações. Já a Secretaria de Comunicação Social (Secom) volta a ser vinculada ao Palácio do Planalto e terá status de ministério.

Fonte: Tudo Rádio