Receita de rádios locais deve subir nos Estados Unidos em 2022
Quarta, 01 de Dezembro de 2021

Receita de rádios locais deve subir nos Estados Unidos em 2022

Um dos "motores" que reaquecem o mercado é a maior circulação das pessoas após auge da pandemia da covid-19

Uma previsão realizada pela BIA Advisory Services sobre a publicidade local nos Estados Unidos aponta um 2022 positivo para o setor. Segundo os dados, serão movimentados cerca de US $12,7 bilhões, valores divididos entre a transmissão terrestre (US $11,0 bilhões) e o digital (US $1,7 bilhão). No geral, o crescimento da publicidade local deverá ser observada em todas as modalidades de entrega de anúncios, com saldos positivos para a programática, anúncios de TV locais, entre outros. O rádio é impulsionado pela maior circulação de pessoas no pós-auge da pandemia da covid-19.

Segundo a BIA Advisory Services, o avanço para o rádio será de 7.9% em 2022 na comparação com 2021, totalizando para o setor os já citados US $12,7 bilhões, em um total movimentado de cerca de US $161,5 bilhões em gastos publicitários. Essa modalidade de publicidade é motivada pelo comércio varejista local, prestadores de serviços em geral, entre outros setores econômicos que focam suas redondezas.

“O rádio está chegando perto de seus níveis pré-pandêmicos, à medida que as pessoas continuam voltando ao trabalho e viajando de carro”, diz o vice-presidente sênior e economista-chefe da BIA, Mark Fratrik, em reportagem veiculada pelo portal Inside Radio. O material ainda aponta o rádio no top 5 do avanço de publicidade local em 2022, estando na sequência de smartphones (mobile), mala direta (direct mail), PC ou laptop e TV local. Os três primeiros da lista são mídias 100% digitais.

Na distribuição entre os mundos on e off lines, 52,4% do total do volume publicitário irá para o off, enquanto 47,6% será abocanhado pelo digital em 2022 (considerando o total de US $161,5 bilhões em gastos publicitários, segundo a BIA Advisory Services).

Apesar do mercado norte-americano estar sujeito à investimentos eleitorais em 2022, que representarão cerca de 4,6% do total movimentado pela publicidade em rádio (o que não ocorre no Brasil, apesar do próximo ano também ser um ciclo eleitoral por aqui), a previsão positiva para os Estados Unidos é um sinal que provoca um otimismo para a situação brasileira.

Isso ocorre devido ao avanço da vacinação contra a covid-19 e uma maior normalização das atividades de consumo por parte da população brasileira em 2022. Uma eventual alta no varejo, eventos e outros setores de serviço podem impulsionar a publicidade em rádio no Brasil para o próximo ano, mas sempre com um olho na situação econômica do país.

Novamente sobre o cenário norte-americano, o tudoradio.com chegou a repercutir o cenário de recuperação da audiência das emissoras, mercado mais sensível a deslocamentos das pessoas. Os níveis de audiência já se assemelham ao contexto observado no período pré-pandemia.

Divisão do bolo publicitário local entre mídias offline e online

Fonte: Tudo Rádio