Campanha da CRA com as principais descobertas do Infinite Dial 2023 Australia
Quinta, 29 de Junho de 2023

Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

A audiência de rádio está em alta, em especial no formato terrestre digital (DAB+). Consumir áudio digital é um hábito para grande parte da população australiana

Saiu nesta semana mais um estudo do Infinite Dial da Edison Research, em edição totalmente dedicada ao mercado da Austrália. E por lá, do outro lado do mundo, o áudio segue em forte expansão, tendo o cenário australiano como um dos destaques mundiais para esse tipo de mídia. O rádio participa diretamente neste avanço, sendo fundamental para o cenário positivo, com 8 em cada 10 australianos de 12 anos ou mais ouvindo as emissoras locais semanalmente. Áudio digital e streaming de rádio também avançam em consumo. Acompanhe:

Segundo o Infinite Dial Australia, 81% dos australianos com idade acima de 12 anos ouvem áudio digital, incluindo rádio, mensalmente. Isso representa um aumento em relação aos 78% em 2022. Outro dado importante é que o rádio continua a mostrar resiliência com uma audiência positiva, especialmente para rádio transmitido (AM/FM e DAB+). O aumento da audição de rádio digital é impulsionado pela força do conteúdo australiano e pela popularidade dos podcasts de rádio, afirmam representantes do setor com base nas descobertas da pesquisa.

Outro fator de peso do meio é relacionado ao ato de "ouvir rádio no carro", ação que continua sendo a principal escolha de áudio digital na Austrália, o que inclui a transmissão via DAB+. 84% dos australianos com 18 anos ou mais que estiveram em um carro no último mês indicaram que ouvem rádio no carro, um aumento em relação aos 80% do ano anterior.

Consumo de áudio no carro: rádio mantém ampla liderança na Austrália / Infinite Dial 2023 Australia

Já sobre o streaming de rádio, cerca de seis milhões de australianos fazem uso desse tipo de áudio semanalmente, o que representa um crescimento de 14% em 2021 para 27% em 2023.

O setor de mídia local indica que a Austrália está liderando o mundo em termos de audição de rádio, com o rádio mantendo-se como uma plataforma de mídia forte e envolvente no país. “O estudo Infinite Dial 2023 Australia demonstra a forte posição global da indústria de áudio australiana, com um robusto envolvimento em diferentes plataformas, incluindo rádio tradicional AM/FM/DAB+, rádio online e podcasts”, disse o presidente da Edison Research, Larry Rosin.

Em resumo, o rádio continua a ser uma plataforma de mídia popular na Austrália, com alto envolvimento dos ouvintes, especialmente no formato digital, e um aumento significativo no streaming de rádio. Ouvir rádio enquanto se dirige também continua sendo uma preferência dominante. “Essas descobertas destacam a capacidade da indústria de se adaptar e inovar, fornecendo conteúdo de áudio diversificado e atraente para os ouvintes”, afirma Rosin.

“A audição de áudio digital na Austrália está indo de vento em popa, liderada pelo crescente rádio digital e pela audição de podcasts, e sustentada pela contínua resiliência e popularidade do rádio”, disse Ford Ennals, CEO da CRA.

Para a pesquisa, a Edison Research entrevistou 1.576 respondentes na Austrália com 12 anos ou mais no primeiro trimestre de 2023.

Qual a razão de olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Com informações do portal RadioToday e da Edison Research. Colaboração de David Duck

Fonte: Tudo Rádio