Rádio alcança 85% da população da Grande Porto Alegre, indica Kantar IBOPE Media
Quarta, 29 de Setembro de 2021

A Kantar IBOPE Media lançou a edição 2021 do INSIDE Radio, estudo que reúne insights sobre o perfil dos ouvintes e a expansão do consumo via web e de novos formatos de conteúdo e publicidade no rádio. O estudo também traz leituras regionais e aponta que o meio impacta 85% das pessoas do Sul – o maior alcance entre as regiões do país. O tempo médio de consumo de rádio lá é de 4 horas e 10 minutos.

Entre as regiões metropolitanas analisadas em todo o Brasil, a Grande Porto Alegre se destaca entre as com mais ouvintes: 85% dos entrevistados declarando ouvir rádio e com média diária de 4 horas e 21 minutos dedicados ao meio.

“O rádio segue crescendo por sua capacidade de unir o melhor de dois mundos: a credibilidade e o companheirismo do dial com o dinamismo do online”, explica Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media. A tecnologia tem sido uma grande aliada do áudio e tem indicado caminhos importantes para disseminação de conteúdo, em diferentes formatos.

De acordo com o estudo, entre as pessoas com acesso à Internet em todos as 13 praças pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, música ou outros tipos de áudio no YouTube são os conteúdos mais escutados online (59%), seguidos de música em apps de streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do dial (18%).

Além da música, os podcasts também têm conquistado mais espaço – 31% dos ouvintes com acesso à Internet nas 13 praças de aferição os ouviram nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação ao último ano. Na Grande Porto Alegre, o consumo chega a 27%.

“O podcast oferece a possibilidade de falar sobre diferentes temas, desde aqueles de interesse geral aos mais segmentados, e está disponível a todo momento e em qualquer lugar”, explica Giovana.

O Inside Radio 2021 está disponível na íntegra para download no site da Kantar IBOPE Media.

Fonte: AD Comunicação & Marketing