O Rádio Hoje: Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil
Segunda, 03 de Fevereiro de 2020

Assim como os índices de audiência, os números do alcance ganham espaço nas estratégias artísticas e defesas comerciais das rádios brasileiras

O mercado publicitário é inundado por uma série de números, originados de diferentes metodologias e cenários de comportamento. E o rádio sempre contou com pesquisas sérias, que mostram o comportamento do público nos mais diferentes recortes. Um dos índices mais utilizados é o de audiência, resultado da composição entre alcance e tempo médio, que sempre determinou o "ranking geral" no rádio brasileiro. Mas e o alcance? Com valores na casa dos milhões em vários mercados, ele ganha em importância na defesa do meio. Acompanhe:

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

Em recortes como 30 dias ou Alcance Máximo (90 dias), mercados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte contam com rádios que superam o volume de 1 milhão de ouvintes diferentes. Atualmente no mercado paulistano, são 17 FMs que estão acima dessa expressiva marca, considerando a última medição válida (trimestre outubro a dezembro de 2019 - Kantar Ibope Media).

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

"É muito bom ver o meio rádio cada vez mais interessado em analisar outras métricas além do índice de audiência. Quanto mais o meio se debruçar em cima de dados, mais ele será profissional e tomará decisões mais precisas, tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista comercial", afirma Fernando Morgado, professor, consultor, palestrante e escritor nas áreas de marketing, inteligência de mercado e comunicação.

Morgado também destaca que são três os principais usos do alcance pelo mercado. "Trata-se de uma das métricas que compõe o calculo do índice de audiência. É muito usada no mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação. Ela também auxilia diretamente na defesa comercial do meio rádio", explica Morgado.

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).