O Rádio Hoje | Aumenta parcela de ouvintes que mantêm ou ampliaram o consumo de rádio durante a pandemia do coronavírus
Quinta, 21 de Mai de 2020

Índice de pessoas que mantiveram ou ampliaram o consumo de rádio durante a crise da covid-19 vai a 74%

O Kantar Ibope divulgou uma nova atualização do estudo Covid-19: Impactos no consumo de mídia. O levantamento desta semana mostrou que a parcela de pessoas que estão consumindo e devem manter o consumo de Rádio aumentou para 74%. Na pesquisa anterior, divulgada na semana passada, o índice era de 71%. O tempo médio em que as pessoas ficam sintonizadas no Rádio também deve apontar crescimento em maio. O estudo compara os dados entre os períodos de 11 e 12 de maio a 4 e 5 do mesmo mês.

De acordo com as informações do Kantar Ibope Media, mesmo com a mudança de rotina em virtude do isolamento social devido ao coronavírus, os ouvintes mantiveram o consumo do meio Rádio com a mesma intensidade. Em alguns momentos, a intensidade é até maior do que o período pré-isolamento. Com isso, a média subiu para 74%.

Segundo o instituto, medidas drásticas (conhecidas também como lockdown) adotadas em capitais como Belém e Fortaleza e algumas cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro aparentaram não ter tido efeito na pesquisa, que também contempla essas cidades. Porém, como os resultados são recentes, o Kantar Ibope Media prevê que o impacto dessas medidas deve ser sentido nos próximos resultados.

Tempo médio

O estudo também observou o tempo médio que o ouvinte tem permanecido estável, mesmo com mudanças severas na rotina das pessoas se comparado os primeiros meses de 2020. Quando confrontado com o do ano passado, o crescimento é significativo.

Em abril de 2019, o tempo médio de 3h49m sintonizados no Rádio. O mesmo mês de 2020 registrou o maior índice, com 4h02m. No resultado de maio, os números parciais já mostram que o tempo sintonizado é maior do que todo o mês de maio do ano passado, quando foi registrado 3h55.

No resultado de maio deste ano, o tempo já atingiu 3h57m. Com essa média, a tendência é que os números de maio superem os de abril de 2020.

Fonte: Tudo Rádio