Terça, 31 de Agosto de 2021

Ministério das Comunicações autoriza transmissão de rádios FMs em cinco estados

No RS foram autorizadas 3 emissoras

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou na semana passada cinco novas portarias que autorizam rádios AMs a migrarem para o FM 2.0. Na sexta-feira (27) foram aditivados os contratos de concessão de três rádios nas cidades de Joinville (SC), Ituverava (SP) e Encruzilhada do Sul (RS). Na terça-feira (24) foram atendidas as solicitações de outras duas emissoras, em Humaitá (AM) e Maracanã (PA).

Os aditivos publicados pelo MCom já permitem a adaptação da outorga. Desde 2013, com a publicação do Decreto 8.139/13, que autorizou a transição, o MCom recebeu 1.655 solicitações de mudança. Em 2021, em esforço conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Pasta tem acrescido o volume de autorizações concedidas. O objetivo é fortalecer o setor de radiodifusão.

Segundo as informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, a meta do MCom é concluir a migração das emissoras AM até o final do ano. Para garantir espaço para todas as rádios interessadas em transmitir em FM, a Pasta criou também a “Faixa Estendida de FM”, que garante frequências entre 76.1 e 87.5 FM.

RIO GRANDE DO SUL
> Rádio Clube AM 1320 de Canela para migrar em FM 89.7 classe C
> Rádio Navegantes AM 1360 de Porto Lucena para migrar em 94.3 classe A4
> Rádio Encruzilhadense AM 1230 de Encruzilhada do Sul para migrar para FM 89.1 classe C