Quarta, 13 de Abril de 2022

Em operação, sete estações de rádio clandestinas são fechadas na Grande São Paulo

A ação ocorreu na última sexta-feira (8) na região do Parque Estadual da Cantareira

Na última sexta-feira (8) uma operação conjunta realizada por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acabou no fechamento de sete estações clandestinas de radiodifusão. A ação ocorreu na região do Parque Estadual da Cantareira. Além de emissoras de rádio, foi desativado um canal de internet via rádio.

Durante a ação, realizada para encontrar estações clandestinas de rádio na região do Parque Estadual da Cantareira, foram encontradas diversas antenas que não possuíam autorização para realizar a radiodifusão expedida pelas autoridades governamentais competentes. Em meio a buscas, as equipes desativaram sete estações clandestinas e também um canal de internet via rádio. A ação culminou ainda com a apreensão de três transmissores de frequência FM com cerca de dois mil watts cada, dois computadores e mil metros de cabos de energia, furtados da rede da concessionária local.

Além da GMC de Guarulhos e da Anatel, a operação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros. Eles auxiliaram na retirada das antenas, que foram localizadas em copas de árvores com mais de 15 metros de altura.

Desenvolver atividade clandestina de radiodifusão é considerado crime. O proprietário responde pelo delito previsto no artigo 183 da Lei Geral de Telecomunicações, que prevê pena de detenção de dois a quatro anos.

Com informações do portal Guarulhos Web

Fonte: Tudo Rádio