Em guerra, gigantes do streaming de vídeo usam o rádio para ampliar suas bases de assinantes
Quarta, 22 de Julho de 2020

Apple, Disney e Comcast ampliaram seus investimentos em rádio para enfrentar a Netflix

O levantamento mais recente da Media Monitors, que mostra o volume de publicidade nos veículos de massa nos Estados Unidos, mostrou a forte presença de marcas de streaming de vídeo nos anúncios em estações de rádio. Na guerra por assinantes, marcas como Apple, Disney, Comcast, entre outras, ampliaram suas exposições em rádio e TV no mês de julho, visando a concorrência com a Netflix. Para se ter uma ideia, a Apple apareceu pela primeira vez entre os dez maiores anunciantes de rádio. Acompanhe:

Foram 32.520 spots da Apple entre os dias 13 e 19 de julho, campanha que promove o seu novo serviço de streaming de vídeo, o Apple TV+. Segundo o Media Monitors, o volume atual significa um avanço de 62% em relação a quantidade de comerciais veiculados pela Apple no rádio na semana anterior (quando estava em 21 entre os 100 maiores anunciantes de rádio).

A Apple usou o rádio para promover o Apple TV+ pela primeira vez em novembro passado e, desde então, tem ampliado o volume de inserções nas estações de rádio dos Estados Unidos.

Já o NBCUniversal da Comcast também está usando o rádio AM / FM para ampliar a sua base de assinantes nos Estados Unidos. O recém-lançado serviço de streaming Peacock já está na posição 43 entre os 100 maiores anunciantes de rádio nos Estados Unidos, com 11.696 spots veiculados entre 13 e 19 de julho.

E a regra de utilizar o rádio para promover plataformas digitais também serve para as próprias estações. Tanto que a iHeartMedia (maior grupo de emissoras nos Estados Unidos) tem "exagerado" na promoção de sua plataforma on-line, o iHeartRadio. A marca aparece como segundo maior anunciante de rádio, fazendo valer a máxima de que "quem promove o digital é o veículo de massa".

5f17b1dec12e1
Ranking dos 10 maiores anunciantes de rádio nos Estados Unidos entre os dias 13 e 19 de julho

Segundo levantamento feito pelo portal norte-americano Inside Radio, outra categoria que ampliou de forma significativa as campanhas em rádio foram as seguradoras. Juntas elas formam o segmento que mais anuncia em rádio nos Estados Unidos, com mais de 800 mil spots veiculados entre 13 e 19 de julho.

O nativo-digital anuncia no rádio

É comum que veículos de massa no Brasil defendam suas atuações comerciais chamando a atenção do mercado para o fato de que "marcas nativas do digital anunciam em rádio e TV". Uber, 99, Amazon Prime, Facebook, Google, entre outros, são algumas das marcas que contam com campanhas no rádio brasileiro, aproveitando os fortes atributos do meio (alcance, fidelização, segmentação e frequência).

O uso do rádio na estratégia comercial é comum quando o marketing entende o papel do meio na promoção de uma marca ou mensagem. O fato de o Rádio ser um dos últimos meios a serem consumidos antes da "decisão de compra" também ampliam a importância do veículo na composição da campanha.

Com informações do Media Monitors e Inside Radio

Fonte: Tudo Rádio