E-book ressalta oportunidades que rádios poderão criar com lives na internet. Material está disponível para download gratuito
Quarta, 20 de Mai de 2020

Obra online foi escrita por Patrícia Fragoso como forma de orientar os radiodifusores sobre as oportunidades na internet

O isolamento social que está sendo realizado para tentar evitar a proliferação do coronavírus provocou uma onda lives com artistas, músicos e nas emissoras de rádio, que adotaram o home studio como forma de diminuir a aglomeração nas rádios. Com a intensificação dessa nova forma de contato com o ouvinte, Patrícia Fragoso, profissional que conta com trinta anos de atuação nos setores de mídia e pesquisa de mercado, escreveu o e-book "Oportunidades para as rádios com as lives".

O material, que pode ser baixado na internet, trata sobre diversos temas que sofreram mudanças devido ao isolamento social e o avanço do trabalho em home office. Essa nova forma acabou mudando a rotina dos profissionais e das empresas, tanto nos horários de deslocamento, como também alterou a rotina de consumo do rádio.

Essas mudanças também causaram impacto na pesquisa de audiência. Segundo a escritora, "trata-se de um momento sem precedentes na história do mundo e ainda sem respostas sólidas nas pesquisas".

Além disso, a nova realidade também causou a suspensão da execução de projetos especiais com ativações externas. Com isso, a internet reforçou sua posição de aliada do rádio, ajudando a minimizar os efeitos do isolamento social e dando novos instrumentos de trabalho para as equipes das emissoras. "Mais do que nunca, as marcas esperam soluções inovadoras e o rádio sempre foi capaz de oferecer isso. A Internet, na verdade, ressaltou uma série de diferenciais próprios do rádio, a começar pela criatividade. O momento é de experimentar novos formatos", disse a autora.

O material online também aborda o colapso do mercado de entretenimento, com o cancelamento de shows, eventos e ações promocionais envolvendo artistas e ouvintes. Com isso, as emissoras sofreram perdas de receita e de lembrança (recall) de marca.

Histórico

Patrícia Fragoso conta com vasta experiência em pesquisa de mercado e comportamento do consumidor. Foi gerente comercial da Fanática Entretenimento. Trabalhou 12 anos no Grupo Globo, onde foi coordenadora nacional de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio, e outros 12 no Grupo O Dia de Comunicação, atuando junto às áreas comercial, artística, projetos especiais e planejamento. Também atou na Kantar IBOPE Media e em outros institutos de pesquisa, além de ter experiência como consultora de empresas.

O e-book está disponível gratuitamente para download clicando aqui.

Fonte: Tudo Rádio