Consulta Pública realizada pelo MCom aprova proposta que institui o Dia Nacional do Rádio
Quarta, 14 de Setembro de 2022

Projeto, que conta com apoio da ABERT, será encaminhado ao Congresso Nacional

Uma Consulta Pública realizada pelo Ministério das Comunicações (MCom) recebeu indicações favoráveis à criação de um Projeto de Lei que cria, oficialmente, o Dia Nacional do Rádio, a ser comemorado em 25 de setembro. Com isso, a pasta encaminhará uma proposta ao Congresso Nacional, nos próximos dias.

A consulta pública foi aberta no início do mês e encerrada no domingo (4). Segundo informações do MCom, a iniciativa recebeu apenas contribuições favoráveis dos interessados que responderam o levantamento.

A data de 25 de setembro foi lançada como Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão, em 13 de setembro de 1966, durante abertura do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela ABERT, em Salvador (BA). A iniciativa foi uma homenagem ao nascimento do cientista e radiodifusor Edgard Roquette-Pinto, considerado o “pai do rádio no Brasil.

Ele é responsável pela primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1922, na comemoração do Centenário da Independência Brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto também fundou a primeira emissora oficial de rádio do país, a atual Rádio MEC.

Fonte: Tudo Rádio