Avança projeto de relacionamento  da Imprensa Regional com Brasilia
Quinta, 21 de Mai de 2020

Avança projeto de relacionamento da Imprensa Regional com Brasilia

Encontro virtual debateu o tema com secretário de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten

Representantes da Mídia Regional do Sul do Brasil formada por líderes de entidades do segmento da comunicação do PR , SC e Rs se reuniram nesta quarta-feira (21), através de encontro virtual, com o secretário Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten.

O encontro teve o objetivo de discutir o projeto de criação de estrutura da Imprensa Regional, uma rede de distribuição de conteúdo produzido em Brasília para emissoras regionais de Rádio e TV e outros veículos de todo o Brasil. A ideia é democratizar o acesso à informação e fontes oficiais, através da presença de equipes de reportagem sediadas na capital federal, com a missão de cobrir o dia a dia do Governo Federal e dos demais poderes, produzindo reportagens exclusivamente para veículos da Mídia Regional, que hoje não tem condições financeiras de manter equipes de jornalismo em Brasília.

A reunião desta quarta-feira é desdobramento de um encontro realizado em Brasília no dia 11 de fevereiro deste ano, quando representantes da Mídia Regional de vários estados de todo o Brasil apresentaram ao chefe da SECOM uma defesa do segmento para o desenvolvimento social e econômico do país.

O projeto é coordenado pelo GSUL, grupo das entidades de radiodifusão do sul do Brasil, mas que terá muitas entidades de outros estados do país que se reuniram em 11/02 . O Gsul é liderado pelo empresário e ex-presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli, que explica a ideia do projeto. “Hoje as informações que acontecem em Brasília são divulgadas apena por veículos de comunicação Nacional ,Como manter equipes de jornalismo na capital federal é caro e inacessível para empresas de comunicação regional, estamos criando esta união para permitir que a rádio e a TV regional também tenham seus jornalistas em Brasília, produzindo conteúdo independente e focados com os visão do Cidadão em cada Município do Brasil, que a Mídia Regional se relaciona .

PRESENÇA

Além Fábio Wajngarten, participaram do encontro virtual representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas uma nova reunião deve reunir líderes de outras partes do Brasil. O encontro contou com o presidente da ACAERT, Silvano Silva, da AERP, Michel Micheletto, da AGERT, Roberto Cervo Melão, a presidente do SINDIRÁDIO, Christina Gadret, além do coordenador do G-Sul, Marcello Corrêa Petrelli e do ex-presidente da ACAERT, Ranieri Bertoli.

Fonte: SindiRádio