Anatel: aberta consulta para eliminação de interferência no segundo adjacente em FM
Terça, 01 de Junho de 2021

As contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas devem ser encaminhadas até 09 de junho

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicou, nesta segunda-feira (31), a Consulta Pública nº 20, que propõe a alteração das condições de proteção aos canais de FM, mais especificamente a eliminação da proteção da interferência relacionada ao segundo adjacente (±400 kHz).

A proposta surgiu a partir das contribuições constantes na Consulta Pública nº 70 e do Grupo de Trabalho da migração AM/FM, que conta com a participação da Abratel, com o objetivo de encontrar soluções técnicas para o maior número possível de canais de FM e RTRFM.

Entre os critérios de proteção apontados no texto, destaca-se que, quando instalados no mesmo município, os canais espaçados em 400 kHz deverão utilizar os filtros para eliminar intermodulação entre as estações.

As contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas devem ser encaminhadas até às 23:59 do dia 9 de junho, quarta-feira, por meio do formulário do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP).

Clique aqui saber mais sobre a consulta pública.

Com informações da Anatel

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abratel