NOTÍCIAS   PÁGINA INICIAL
04/09/18
CURIOSIDADE: ADULTO-CONTEMPORÂNEO AVANÇA EM PARTICIPAÇÃO NA TEMPORADA DE VERÃO DOS ESTADOS UNIDOS
São Paulo - Nielsen realiza um levantamento dos formatos em alta durante a temporada de verão em território norte-americano

 

A Nielsen, principal instituto de pesquisas para comportamento de consumo de mídia nos Estados Unidos, divulgou um levantamento sobre o comportamento da audiência de rádio durante a temporada de verão, delimitada pelo mês de férias naquele país (julho). Formatos de rádio como AC (adulto-contemporâneo), “Urban Contemporary”, Classic Hits e Classic Rock experimentaram os seus maiores níveis de participação da audiência. O Pop CHR continua na liderança no período. Acompanhe:
O instituto comparou o comportamento dos principais formatos de rádio na temporada de verão entre os anos de 2011 a 2018, com recorte nos “millennials” (público entre 18 a 34 anos). O Pop CHR (conhecido no Brasil como Pop/Jovem ou Pop/Top40) perdeu participação ao longo do tempo, mas ainda continua em alta, com share de 11.7% em 2018. O formato costuma oscilar na casa dos 12%, mas neste ano ficou um pouco abaixo (mas ainda com ampla liderança no verão). E o Country segue em segundo, mas também oscilou negativamente na comparação com os últimos quatro anos.
Os formatos “adultos”, com as suas variações como Classic Hits, Classic Rock, entre outros, experimentaram neste ano os seus maiores índices de partilha do total da audiência (share). O formato adulto-contemporâneo, este que tem o seu auge nas festas de fim de ano, aparece em terceiro geral e com um share de 7.1% em 2018, acima dos valores registrados desde 2011. “Urban Contemporary”, formato que tem na essência artistas de rhythm and blues ou soul, atualmente com elementos de hip hop, também registrou o seu maior volume histórico de audiência para o período.
As variações “Classic Rock” e “Classic Hits” também se destacaram perante as suas médias históricas, tendo em 2018 índices superiores aos valores registrados desde 2011.
Recortes destacados pela Nielsen:
-> Pop CHR desde 2014 viu a sua quota entre os ouvintes 18-34 queda de quase 20% (de 12,4% em julho de 2014 para 10,3% este ano). 
-> Country se recuperou em 2018, mas ainda está abaixo do pico em 2013 e 2014 (2013 foi o verão em que o Country  ganhou a corrida “formato do verão”).
-> AC está desfrutando de uma série de sucesso de vários anos em uma base global e com o público de 18-34 anos; A participação do formato entre os ouvintes 18-34 aumentou 28% desde 2014.
-> O Urban Contemporary também subiu constantemente - particularmente no verão -, passando do formato do sexto lugar entre os Millennials em julho de 2014 (5,6% de participação) para o quarto colocado em julho deste ano (6,5% de participação).
Exemplos de emissoras dos Estados Unidos para os formatos em destaque no recorte da Nielsen:
Pop CHR: Z100 FM 100.3 de Nova York e KIIS FM 102.7 de Los Angeles
Country: Nash FM 94.7 de Nova Jersey (Grande NY) e Go Country 105 FM 105.1 da Grande Los Angeles
AC: Lite FM 106.7 de Nova York e KOST FM 103.5 de Los Angeles
Urban Contemporary: Hot 97 FM 97.1 de Nova York e REAL FM 92.3 de Los Angeles
Classic Rock: Q104.3 FM 104.3 de Nova York e The Drive FM 97.1 de Chicago
Classic Hits: WCBS FM 101.1 de Nova York e K-Earth FM 101.1 de Los Angeles
Recentemente o tudoradio.com destacou outros levantamentos realizados pela Nielsen nos Estados Unidos em relação aos formatos. O instituto também tem destacado a efetividade do meio rádio no mercado norte-americano.

A Nielsen, principal instituto de pesquisas para comportamento de consumo de mídia nos Estados Unidos, divulgou um levantamento sobre o comportamento da audiência de rádio durante a temporada de verão, delimitada pelo mês de férias naquele país (julho). Formatos de rádio como AC (adulto-contemporâneo), “Urban Contemporary”, Classic Hits e Classic Rock experimentaram os seus maiores níveis de participação da audiência. O Pop CHR continua na liderança no período. Acompanhe:

 

O instituto comparou o comportamento dos principais formatos de rádio na temporada de verão entre os anos de 2011 a 2018, com recorte nos “millennials” (público entre 18 a 34 anos). O Pop CHR (conhecido no Brasil como Pop/Jovem ou Pop/Top40) perdeu participação ao longo do tempo, mas ainda continua em alta, com share de 11.7% em 2018. O formato costuma oscilar na casa dos 12%, mas neste ano ficou um pouco abaixo (mas ainda com ampla liderança no verão). E o Country segue em segundo, mas também oscilou negativamente na comparação com os últimos quatro anos.

 

Os formatos “adultos”, com as suas variações como Classic Hits, Classic Rock, entre outros, experimentaram neste ano os seus maiores índices de partilha do total da audiência (share). O formato adulto-contemporâneo, este que tem o seu auge nas festas de fim de ano, aparece em terceiro geral e com um share de 7.1% em 2018, acima dos valores registrados desde 2011. “Urban Contemporary”, formato que tem na essência artistas de rhythm and blues ou soul, atualmente com elementos de hip hop, também registrou o seu maior volume histórico de audiência para o período.

 

As variações “Classic Rock” e “Classic Hits” também se destacaram perante as suas médias históricas, tendo em 2018 índices superiores aos valores registrados desde 2011.

 

Recortes destacados pela Nielsen:

 

-> Pop CHR desde 2014 viu a sua quota entre os ouvintes 18-34 queda de quase 20% (de 12,4% em julho de 2014 para 10,3% este ano). 

-> Country se recuperou em 2018, mas ainda está abaixo do pico em 2013 e 2014 (2013 foi o verão em que o Country  ganhou a corrida “formato do verão”).

-> AC está desfrutando de uma série de sucesso de vários anos em uma base global e com o público de 18-34 anos; A participação do formato entre os ouvintes 18-34 aumentou 28% desde 2014.

-> O Urban Contemporary também subiu constantemente - particularmente no verão -, passando do formato do sexto lugar entre os Millennials em julho de 2014 (5,6% de participação) para o quarto colocado em julho deste ano (6,5% de participação).

 

Exemplos de emissoras dos Estados Unidos para os formatos em destaque no recorte da Nielsen:

 

Pop CHR: Z100 FM 100.3 de Nova York e KIIS FM 102.7 de Los Angeles

Country: Nash FM 94.7 de Nova Jersey (Grande NY) e Go Country 105 FM 105.1 da Grande Los Angeles

AC: Lite FM 106.7 de Nova York e KOST FM 103.5 de Los Angeles

Urban Contemporary: Hot 97 FM 97.1 de Nova York e REAL FM 92.3 de Los Angeles

Classic Rock: Q104.3 FM 104.3 de Nova York e The Drive FM 97.1 de Chicago

Classic Hits: WCBS FM 101.1 de Nova York e K-Earth FM 101.1 de Los Angeles

 

Recentemente o tudoradio.com destacou outros levantamentos realizados pela Nielsen nos Estados Unidos em relação aos formatos. O instituto também tem destacado a efetividade do meio rádio no mercado norte-americano.

 



Fonte: Tudo Rádio
 
   
Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul
Av. Getúlio Vargas, 774 - cj 604 - Bairro Menino Deus
CEP: 90.150-002 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3231-4260
 
Sindiradio ® Todos os direitos reservados