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16/05/18
APOSENTADORIA POR IDADE SÓ PODERÁ SER PEDIDA POR TELEFONE OU INTERNET A PARTIR DO DIA 21
Salário-maternidade também não terá mais atendimento presencial; análise de pedidos será feita automaticamente pelo INSS

 

A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.
A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível. 
Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos. 
De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma "em breve".
Serviços agendados
A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone. 
São eles: 
•Alterar meio de pagamento
•Atualizar dados cadastrais do beneficiário
•Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
•Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
•Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
•Cadastrar Declaração de Cárcere
•Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
•Cadastrar ou Renovar Procuração
•Cadastrar ou Renovar Representante legal
•Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
•Desistir de Aposentadoria
•Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
•Pensão por Morte
•Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
•Reativar Benefício
•Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
•Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
•Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
•Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
•Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
•Transferir Benefício para outra Agência

A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.

 

A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível. 

 

Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos. 

 

De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma "em breve".

 

Serviços agendados

 

A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone. 

 

São eles: 

 

•Alterar meio de pagamento

•Atualizar dados cadastrais do beneficiário

•Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

•Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

•Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

•Cadastrar Declaração de Cárcere

•Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

•Cadastrar ou Renovar Procuração

•Cadastrar ou Renovar Representante legal

•Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

•Desistir de Aposentadoria

•Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

•Pensão por Morte

•Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

•Reativar Benefício

•Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

•Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

•Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

•Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

•Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

•Transferir Benefício para outra Agência

 



Fonte: G1
 
   
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