NOTÍCIAS   PÁGINA INICIAL
09/11/17
MERCADO DE RÁDIO SE VOLTA PARA A MOVIMENTAÇÃO DE FIM DE ANO
São Paulo - Produtoras já estão comercializando produtos de fim de ano e para a temporada de verão. Época é estratégica para

O mercado de rádio já está se movimentando com foco no famoso “fim de ano”. A época é estratégica para o rádio, que segue na “onda” do varejo (este que conta com a sua alta de vendas na reta final de cada ano). Produtoras de jingles, vinhetas e conteúdos já oferecem matérias especiais para as emissoras de rádio, estas que começam a agregar esses materiais às suas atividades comerciais.
“Fim de ano é a melhor época para faturamento das rádios. Dias das Mães, a Páscoa, Dia dos Namorados, também são datas que tem uma movimentação grande, mas fim de ano é o campeão de vendas. Com isso é a época para deixar a Rádio mais “bonita”, mais agradável de ouvir, garantindo um faturamento maior para as despesas de fim de ano e também e guardar uma reserva, visto que o início do ano é mais fraco comercialmente”, afirma Gilson Dário, da Dário Produções.
A medida em que shoppings já montam as árvores de Natal e promovem a “chegada do Papai Noel” em várias cidades do país, rádios também percebem que há vantagem em “ampliar” ou “antecipar” o período de fim de ano ou natalino.
Envolvimento direto de artistas em temas e programas
Os materiais de fim de ano oferecidos por produtoras importantes não são apenas relacionados à chamadas e vinhetas, mas também contam com músicas produzidas para a época, envolvendo artistas de expressão nacional. Isso ajuda a “apimentar” o comercial das emissoras, ajudando a audiência a entrar no “clima natalino” e no verão.
“Eu acredito muito no formato gravado com artistas, pois isso envolve os fã clubes que movimentam muito as redes sociais. Um trabalho muito bacana é a rádio divulgar e até informar esses fã clubes sobre a participação do artista. Isso ajuda até no engajamento de novos ouvintes para a emissora.
A oferta é grande. Por exemplo: só no caso da Dário Produções, são mais de 30 artistas envolvidos nesses materiais e programas especiais. Nomes como Luan Santana, Anitta, Daniel, Victor & Leo, Ivete Sangalo, Michel Teló, Paula Fernandes, Bruno & Marrone, Munhoz & Mariano, Maiara & Maraísa, Marcos & Belutti, Fernando & Sorocaba, Thaeme & Thiago, entre outros, estão nos sete temas oferecidos e produzidos pela Dário. “Também teremos dois pacotes diferentes de vinhetas cantadas para completar essa plástica”, afirma Gilson. Luan Santana, Henrique Diego e Claudia Leitte) também apresentarão programas especiais de fim de ano oferecidos pela produtora.

Envolvimento direto de artistas em temas e programas

Fonte: Tudo Rádio